A cineasta Ana Luiza Azevedo é a convidada da oitava edição do projeto Meu Filme Favorito neste ano. No dia 17 de outubro, quinta-feira, às 19h, a diretora e roteirista comentará o premiado longa-metragem italiano Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola. A atividade inclui a exibição do filme seguida de bate-papo mediado pelo curador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. Os ingressos têm preços acessíveis de R$ 20 no valor inteiro e R$ 10 para quem tem direito à meia-entrada e estão à venda em www.institutoling.org.br e na bilheteria do centro cultural.

Lançado em 1977, na Itália, o filme tem elenco formado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni – dois grandes nomes do cinema europeu. O longa-metragem recebeu os prêmios César e Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado na mesma categoria para o Oscar, rendendo também a Marcello Mastroianni sua segunda indicação da Academia. A comédia dramática conta a história de Antonietta, uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele, seu vizinho homossexual. Gradativamente, os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade, enquanto o entorno da cidade de Roma comemora o evento fascista que acontece no dia 6 de maio de 1938, quando Adolf Hitler visita Benito Mussolini.

Ana Luiza Azevedo é diretora e roteirista. Formada em artes visuais pela UFRGS, é sócia e coordenadora do Núcleo de Roteiro da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu e roteirizou diversos filmes e séries de TV, entre eles Aos Olhos de Ernesto (em finalização); Primavera das Neves (2017); Antes que o mundo acabe (2010), escolhido como melhor filme pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA); e Dona Cristina Perdeu a Memória (2002), premiado como melhor curta-metragem no festival Cine-Pe. Seu filme Três minutos (2000) entrou para seleção oficial de Cannes e ganhou melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 1999, e Barbosa (1988), conquistou melhor curta-metragem pelo Festival de Havana. Na televisão, Ana dirigiu a série Doce Mãe, da TV Globo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também colaborador do site Coletiva.net, onde publica uma coluna de opinião semanalmente. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

O projeto Meu Filme Favorito ainda terá mais uma edição neste ano. No dia 14 de novembro, o psicanalista Mario Corso analisará Blade Runner, de Ridley Scott. A atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania/ Governo Federal.

SERVIÇO – CINEMA
Meu Filme Favorito: Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola
Exibição do filme em sessão única e comentada por Ana Luiza Azevedo, com mediação de Roger Lerina
Dia 17 de outubro, quinta-feira, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare) – Itália, 1977
Direção: Ettore Scola
Roteiro: Ruggero Maccari
Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon e Françoise Berd
Colorido
Duração: 110min
Classificação etária: 12 anos
Gênero: Comédia dramática

Felipe Vieira, é jornalista formado pela Famecos/PUC-RS. Trabalha em veículos de desde os 13 anos. Iniciou a carreira na Rádio Sobral, em sua cidade natal Butiá. Desde 1989, atua em Porto Alegre, onde passou pela RBS ( atuando nas Rádios Gaúcha, CBN e Itapema FM, RBS TV e TVCOM); Band RS (Rádios Band AM, Bandnews FM e Band TV) e Rádio Guaíba, onde apresentou um dos programas de maior credibilidade e longevidade do rádio brasileiro, o “Agora”.
Felipe é apresentador do SBT Rio Grande – 2*Edição e do Bah!TchêPapo, canal 520/NET-RS.
Por seu trabalho como jornalista, conquistou 10 troféus do Prêmio Press, promovido pela editora Press & Advertising, nas categorias de melhor apresentador de rádio, programa de rádio(2), cinco vezes melhor apresentador de TV e duas vezes foi reconhecido com a premiação de Jornalista do Ano no Rio Grande do Sul. Recebeu ainda premiações da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), Troféu ARI/Farsul como jornalista destaque no setor primário, Amigo do Livro concedido pela Câmara Riograndense do Livro, Destaque jornalismo Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, Jornalista de Qualidade, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e Troféu Mercúrio, do Sindilojas/Poa. Em 2018, recebeu da Câmara de vereadores de Porto Alegre, a Comenda Porto do Sol conferida a pessoas físicas ou jurídicas que, por sua atuação pública em áreas do conhecimento humano como educação, comunicação, economia, saúde, esportes, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos, tenham contribuído para o enriquecimento de Porto Alegre.