O livro Portuguesas Extraordinárias, com texto de Maria do Rosário Pedreira e ilustrações de Elsa Martins, numa edição Booksmile, chega às livrarias de todo o país, este mês. O livro, dirigido aos mais jovens, dá a conhecer mulheres portuguesas que se destacaram nas mais variadas áreas, da Literatura à Política, do Desporto à Ciência.

O desafio à leitura é lançado, pela autora, logo no início do livro: “O que importa é que gostes de ler e aprender coisas sobre o teu país e algumas das pessoas que ajudaram a torná-lo melhor – neste caso, mulheres.”

Um “cartão de cidadão”, com nome, data e local de nascimento, profissão e área em que se distinguiu, bem como estado civil, características e data da morte, resume as informações mais importantes sobre as mulheres “escolhidas” pela autora. O livro faz-se de biografias, curiosidades, notas importantes e um breve dicionário.

Conhece algumas das portuguesas mais corajosas da nossa História!
As mulheres portuguesas são famosas por serem trabalhadoras, lutadoras, carinhosas e dedicadas. Cavaleiras, empresárias, politicas… Ao longo da História, várias foram as que se rebelaram contra convenções e obstáculos e alcançaram feitos incríveis que mudaram Portugal e o Mundo.

Este livro, com ilustrações apelativas, biografias, curiosidades e factos históricos fascinantes, celebra algumas das mais importantes portuguesas que se destacaram em diferentes áreas, da política às letras e ao empreendedorismo.

Fica a conhecer as pioneiras que abriram caminho para futuras gerações de mulheres extraordinárias, como Josefa de Óbidos; Catarina de Bragança; Vieira da Silva; Catarina Eufémia; Maria de Lourdes Pintasilgo; Maria Lamas; entre outras.