Em Campo Grande o projeto começou com um ciclo de 3 palestra nos dias 4,5 e 6 de abril com empresário, produtor, criador do festival Abril Pro Rock (que acontece no Recife a 26 anos) e manager de turnês Paulo André Pires. Respectivamente os temas das palestras foram “Cenário Musical Nacional”, “Brasilidade e o Cenário Internacional” e por último a palestra “Fortalecendo o cenário musical local”.

Na semana seguinte, nos dias 10 e 14 de abril aconteceu a “oficina de composição de música” com o Maestro e produtor musical Rodrigo Faleiros e nos dias 12 e 13 de abril a “oficina de composição de letra de música” com o letrista Carlos Renno.

Já para a cidade de Dourados o projeto MS MUSICA 2020, conta com a parceria da rede cultural e ecológica CASA DOS VENTOS. As ações do projeto na cidade tiveram seu início na abertura do VI Festival Grito Rock Dourados, ocorrida no dia 08 de abril no Teatro Municipal, com a palestra “Fortalecendo o cenário musical local” ministrada pelo empresário e produtor Paulo André Pires – Recife/PE. E todo o mês de julho e começo de agosto, serão oferecidos diversos cursos profissionalizantes na área da música, sendo eles:

As inscrições devem ser feitas através da página do projeto no Facebook, basta pesquisar pelo nome MS MUSICA 2020 e procurar os eventos contidos na página e o investimento do pacote completo de cursos é R$ 80,00. Ressalta-se que a oficina de Composição de letra de música será ofertada de forma gratuita para todos os interessados.   

Segundo o idealizador do projeto Demetrius Hernandes, “o projeto MS MUSICA 2020 é a primeira fase de um plano maior, que é exportar a música produzida no Mato Grosso do Sul para fora do estado e também internacionalmente. Para que isso aconteça é necessário criar diversas ações e eventos, tais como festivais de musica com o objetivo que vai além do entretenimento, oficinas de capacitação artística e técnica, palestras com nomes de relevância nacional na área de gestão de carreira e music business”.