O filme Primeira Noite de Crime é o quarto filme da franquia Uma Noite de Crime, que conta a história de uma sociedade que promove a noite do “expurgo”, em que todos os crimes são permitidos por 12 horas como uma forma de conter a criminalidade nos outros dias do ano. Separamos três curiosidades sobre o longa que podem fazer você querer visitar o cinema neste fim de semana. Confira:

Este é o quarto filme da sequência. O primeiro, ‘Uma Noite de Crime’ foi lançado em 2013, seguido por ‘Uma Noite de Crime: Anarquia’ e ’12 Horas Para Sobreviver: Ano de Eleição’. Todos falam sobre o chamado “expurgo”. Em 2022, os Estados Unidos vivem um dos menores índices de criminalidade por conta da “noite do expurgo”, na qual as pessoas têm 12 horas para cometer crimes sem nenhuma sanção. A ideia é fazer com que as pessoas se livrem de seus instintos animalescos.  

O novo filme da franquia busca explicar como o Dia do Crime foi instituído naquela sociedade e aceito pelos cidadãos. O filme mostra que uma forte crise abalava os Estados Unidos e os cidadãos estavam com muito ódio e revoltados contra o governo. O experimento social é então colocado a prova em Staten Island como forma de conter os ânimos da população pelos outros 364 dias do ano.

O filme estreou nos Estados Unidos em junho e arrecadou US$ 17 milhões no final de semana de estreia. Em tese, ele não seria exibido nos cinemas brasileiros, mas a Universal, estúdio responsável pela produção, voltou atrás na decisão. 

Uma forte crítica social está presente no filme, já que a cidade onde o experimento social que leva à noite do expurgo é realizado na cidade de Staten Island – um local onde a maioria da população é negra, latina e formada por filhos de imigrantes. O roteiro também traz um traficante de drogas como protagonista – e ele é o mocinho na história, colocando todas as convenções sociais em xeque.

Além dos filmes, macabra história do Dia do Expurgo deu origem também a uma série de televisão, que inclusive já estreou nos Estados Unidos no canal USA Network. Até agora, quatro episódios focados na história de alguns personagens e suas relações com o expurgo já foram ao ar.