As sopas são ótimas aliadas da dieta: ricas em nutrientes como vitaminas e minerais, são pobres em calorias. Além disso, é fácil variar o sabor de cada sopa e adicionar ingredientes com efeito termogênico, como pimenta e gengibre, que aceleram o metabolismo e estimulam a perda de peso.

As sopas também podem ser usadas para melhorar o funcionamento intestinal e fornecer nutrientes para o organismo, sendo muito usadas em dietas detox. São ainda uma opção super prática porque podem ser facilmente congeladas.

Os caldos são opções deliciosas para o jantar. Mas, para funcionarem dentro de um plano de emagrecimento, é importante calibrar ingredientes

Seja para afugentar a baixa temperatura ou manter a boa forma para o verão, o alimento é o pedido ideal para uma refeição leve e saudável

Ingredientes:300 g de carne moída;1 colher de sopa de azeite;1 cebola ralada;2 cenouras raladas;1 mandioquinha ralada;1 beterraba ralada;1 maço de espinafre;1 maço de agrião;sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:Refogue a carne no azeite e adicione a cebola até dourar. Acrescente os vegetais e deixe refogar por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto e adicione água até cobrir. Deixe cozinhar em fogo baixo até que os vegetais estejam macios. Retire do fogo e sirva. Se preferir, pode bata a sopa no liquidificador para ficar com a textura de um creme.

2. Sopa de Abóbora com CurryRende apenas uma porção e tem cerca de 150 kcal. Se desejar, pode adicionar 1 colher de sopa de queijo ralado por cima, o que deixará a preparação com aproximadamente 200 kcal.

Ingredientes:1 colher de sopa de azeite;1 cebola média picada;4 xícaras de abóbora em pedaços;1 litro de água;1 pitada de orégano;sal, pimenta-caiena, curry, salsa e sálvia a gosto.

Modo de preparo:Refogar a cebola no azeite e, em seguida, adicionar a abóbora. Acrescentar o sal, a água e os temperos. Deixar no fogo até que a abóbora esteja bem cozida. Esperar amornar e bater no liquidificador. Na hora de consumir, reaquecer a sopa com o orégano e servir com a salsinha.

Ingredientes:500 g de peito de frango;2 tomates pequenos;3 dentes de alho;1/2 cebola ralada;1 pedaço de gengibre ralado;2 colheres de sopa de requeijão light;1 punhado de hortelã;4 colheres de extrato de tomate;sal e salsinha a gosto.

Modo de preparo:Refogar a cebola e o alho no azeite. Colocar o frango cortado em cubinhos para refogar, acrescentar o extrato de tomate, os tomates, a hortelã e meio copo d’água. Quando estiver cozinhando, acrescentar o gengibre ralado. Depois que o frango estiver cozido, bater tudo no liquidificador até ficar um creme. Levar novamente ao fogo, acrescentar o sal, a salsinha e o requeijão. Mexer por 5 minutos e servir.

Ingredientes:8 cenouras médias;2 batatas médias;1 cebola pequena picada;1 dente de alho picado;1 colher de azeite;sal, pimenta, cheiro verde e manjericão a gosto.

Modo de preparo:Dourar a cebola picadinha e o alho no azeite. Acrescentar as cenouras e as batatas picadas em cubos, e cobrir com cerca de 1 e 1/2 litros de água. Deixar em fogo baixo até que os legumes estejam cozidos. Bater tudo no liquidificador e voltar o creme para a panela, acrescentando temperos como sal, pimenta, cheiro verde e manjericão. Deixar ferver por alguns minutos e servir.

Ingredientes:1 colher de sopa de óleo de coco;1 cebola pequena ralada;2 dentes de alho amassado;1 kg de abóbora japonesa cortada em cubos (cerca de 5 xícaras);300 g de mandioquinha;4 xícaras de água;sal e pimenta a gosto;1 xícara de leite desnatado;2 colheres de sopa de requeijão light;150 g de frango cozido em cubos bem pequenos;1 colher sopa de salsa picada.

Modo de preparo:Aquecer o óleo de coco e juntar a cebola e o alho para dourar. Acrescentar a abóbora e a mandioquinha, a água, o sal, a pimenta e cozinhar por 20 minutos ou até a abóbora ficar macia. Bater no liquidificador até obter um creme homogêneo e, em seguida, acrescentar o leite e bater mais um pouco. Adicionar o requeijão, a salsinha e o frango cozido, mexendo bem. Servir quente. (Com informações do portal Tua Saúde.)