É um privilégio ver um grande astro no crepúsculo da carreira, interpretando um personagem sob medida e com o brilhantismo de sempre. Clint Eastwood nos deu esse presente no papel do nonagenário Leo Sharp em A Mula. E agora temos a mesma oportunidade com Robert Redford em Um Ladrão com Estilo, anunciado por ele como o seu último trabalho.

Redford interpreta Forrest Tucker, um especialista em roubo a banco que escapa da penitenciária de San Quentin, na Califórnia. Só que ele escapa aos 70 anos de idade. A história é levemente inspirada em um artigo publicado na revista norte-americana The New Yorker.

Acredite se quiser, Forrest Tucker era considerado um artista do crime por ter colecionado fugas da prisão. Foram 18 bem sucedidas e 12 vezes sem sucesso. Sempre com o auxílio de uma arma que ele nem chega a usar e nunca é exibida no filme. David Lowery assina direção e roteiro, voltando a ter um assaltante como protagonista, depois da boa repercussão internacional de Amor Fora da Lei.

Embora Forrest Tucker tenha entrado para o mundo do crime quando era muito jovem, Um Ladrão com Estilo foca na sequência de roubos do início dos anos 1980.Ladrão que se preze tem sempre um policial na cola dele. Esse cara é John Hunt, interpretado por Casey Affleck, que já tinha trabalhado com o diretor do filme em Sombras da Vida. Hunt é um detetive casado, com dois filhos, comprometido com a profissão. E a narrativa segue nessa pegada de gato e rato, em que, de alguma forma, os dois se respeitam e entram numa estranha simbiose.

Seja essa ou não a obra derradeira de Redford, o fato é que ele se cercou por um elenco de primeiríssima, incluindo Sissy Spacek, John Waters e Danny Glover. Desses personagens todos, Forrest Tucker é quem passou o maior tempo atrás das grades, mas ironicamente ele aproveita melhor a liberdade do que qualquer outro.

Um Ladrão com Estilo consegue ser uma comédia de ação narrada sem aquele frenesi habitual e uma homenagem a carreira do seu astro maior – Robert Redford. É impossível não fazer uma retrospectiva mental e lembrar de Redford ainda jovem, como Sundance Kid em Butch Cassidy, ou o vigarista de Golpe de Mestre.

Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos, de propaganda e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Facebook Comments