Para perder os quilos a mais, é comum querer restringir o consumo de vários alimentos ao mesmo tempo, nunca mais tocar numa sobremesa e treinar todos os dias. Porém, o truque está em dar um passo de cada vez. Ou, por outras palavras, ter calma e paciência. Pode começar por aplicar as dicas mais simples. Segundo a nutricionista Maria Gama, há dez específicas.

Primeiro, deve parar de pensar naquilo que não pode comer. Se não o fizer, ainda vai ter mais vontade de comer alimentos processados ricos em gordura e açúcar.

“Tente arranjar estratégias que o ajudem a comer o que mais gosta sem comprometer a dieta. E não se esqueça de que os hábitos alimentares criam-se. Ou seja, não é de um dia para o outro que tudo muda“, recorda a especialista.

O grande truque é fazer trocas inteligentes nas suas receitas favoritas. Acredite ou não, é possível comer Nutella e carbonara sem comprometer a dieta — recorde essas receitas saudáveis e outras neste artigo da NiT.

Porém, a maioria das dicas sugeridas pela nutricionista são aplicadas durante a refeição. Por exemplo, uma delas recomenda que retire os tachos da mesa depois de se servir. Esta dica simples pode evitar que repita a refeição mais vezes do que realmente precisa.

“É sempre ‘só mais um bocadinho’ e quando damos por isso já foram três ou quatro ‘bocadinhos’ a mais do que devia ser”, alerta à NiT a autora do blogue NiT “Põe-te na Linha“.

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