Um humano adulto é constituído por cerca de 60% de água, uma criança, por volta de 70%. Além disso, tal composto é o responsável pela maioria das reações químicas do corpo, além do regulamento de sua temperatura e por formar a maior parte da estrutura biológica das células.

Ademais, a ingestão de água é extremamente importe para a saúde humana uma vez que, embora seja possível passar até mais de uma semana sem ingerir nem um alimento, passar mais de 3 dias sem ingerir água pode ser fatal. Ingerir pouca água ou água em excesso também pode ser prejudicial a saúde. O Dr. Drauzio Varella explica em sua coluna que um bom jeito de regulamentar se o nível de água no corpo está adequado é observando a cor da urina.

A urina não deve ter suco de maçã, aquele amarelo carregado. Quando está concentrado dessa maneira, significa que está desidratado e deve tomar água. Ela também não deve ter cor de água também, límpida completamente, por que se ela tem essa cor límpida, é por que você está super hidratado, tomando mais água do que precisava. A cor ideal da urina é a de uma limonada, mais ou menos.

A água é o grande responsável por auxiliar a circulação de sangue no organismo, dessa forma o oxigênio é melhor distribuído pelos tecidos fazendo com que a incidência de marcas na pele seja menor, o que de certa forma ajuda a diminuir a celulite.

As fibras de colágeno que são a fonte de sustentação da pele são renovadas a partir do consumo de água. Sendo assim, é necessário que tal seja ingerida regularmente para que as fibras possuam um funcionamento adequado.

Ao ingerir água, o estomago sofre uma distensão, o que provoca a sensação de que ele já está cheio. Tal sensação é responsável por diminuir o apetite, fazendo com que a pessoa acabe por ingerir menos alimentos, o que faz com que menos colorias sejam consumidas, ajudando no emagrecimento da pessoa.

Os rins tem por função filtrar o sangue, e dessa forma, eles retêm elementos que compõem o corpo humano, como ácido úrico, cálcio e oxalato, além da própria água. Quando tais elementos se apresentam em maior quantidade, mas não a líquido suficiente para dissolve-las, são formadas os cálculos renais. O consumo adequado de água impede tal formação.

A contração do músculo exige que a concentração de minerais esteja em equilíbrio no corpo. Sendo assim, é necessária a ingestão regular de água para que seu organismo se encontre em boa forma, principalmente devido a quantidade de água demandada pelos músculos para exercerem suas funções. Caso o consumo se encontre em níveis inadequado é provável o aparecimento de cãibras

Comentários