Café ajuda a emagrecer? Conheça os benefícios da bebida para a saúde

Uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, o café possui inúmeros benefícios para a saúde e até ajuda a emagrecer. Isso é ótimo para quem quer perder uns quilinhos, mas sem abrir mão de uma xícara no início do dia. Ele tem esse poder por ser uma bebida termogênica, ou seja, que acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento.

No entanto, para conseguir aproveitar todos os benefícios, é necessário que o café seja tomado puro, sem açúcar. Já que, com ele, a bebida fica calórica e perde seu potencial termogênico. Além disso, o café é um poderoso antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento das células e também possui minerais como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, zinco, cobre e cromo.

“De um modo geral, o café favorece a saúde, pois possui propriedades antioxidantes e benefícios nutricionais que podem turbinar o organismo!”, explica a professora de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, Silvana Vertematti. Além de todos esses elementos presentes na bebida, a cafeína também reduz a sonolência, a apatia e a fadiga, além de favorecer a atividade intelectual do indivíduo, aumentando a capacidade de atenção, concentração e memória.

Assim como a maioria dos alimentos, quando ingerido em excesso – o que significa mais do que cinco xícaras por dia – o café pode ser prejudicial para a saúde, inclusive para o coração. Caso ele não seja coado por um filtro de papel ou mesmo de pano, pode apresentar cafestol e kahweo, dois componentes capazes de aumentar o colesterol. Por isso, o café do tipo expresso deve ser tomado com moderação.

Para você que não abre mão de consumir um café logo pela manhã, a nutricionista Karina Gouvêa elaborou um plano alimentar com um café turbinado diferente para ser consumido em todos os dias da dieta. Assim, você já dá início às tarefas com muita disposição e foco no emagrecimento!

Leia também  Emagrecer rápido: 5 dicas infalíveis para queimar gordura na barriga

Agora que você sabe que o café ajuda a emagrecer, não se esqueça de seguir o cardápio com a ajuda do seu médico ou nutricionista! O acompanhamento individual é fundamental, pois o estado de saúde, o peso, a idade, o gênero e o nível de atividade física de cada pessoa devem ser considerados para o emagrecimento saudável.