Chile espera iniciar vacinação contra coronavírus na próxima semana

(Arquivo) O presidente do Chile, Sebastián Piñera – AFP

O Chile espera iniciar na próxima semana a campanha de vacinação contra o coronavírus, que começará com os profissionais da saúde, anunciou o presidente Sebastián Piñera neste domingo (20).

“Esperamos iniciar o processo de vacinação no Chile na próxima semana e vamos começar com as pessoas que estão na linha de frente, nas unidades críticas, atendendo os pacientes críticos”, disse Piñera à imprensa.

O governo chileno aprovou na quarta-feira a vacina da Pfizer/BioNTech e aguarda a chegada de uma primeira remessa com 20.000 doses para iniciar o processo de vacinação em um momento em que o número de contágios no país aumentou 22% na última semana.

Na primeira etapa, 9.875 pessoas serão vacinadas. O imunizante exige a aplicação de duas doses, explicou o ministro da Saúde, Enrique Paris, em uma entrevista publicada pelo jornal La Tercera.

O plano pretende vacinar no primeiro trimestre de 2021 cinco milhões de pessoas da população de maior risco: portadores de doenças crônicas, idosos e profissionais da saúde.

Para o primeiro semestre do próximo ano, o governo espera ter vacinado 15 dos mais de 18 milhões de habitantes do país, estima Piñera.

“A vacinação não é apenas para proteger nós mesmos, é um ato de solidariedade, porque um protege todos”, afirmou.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline+ Conheça o phloeodes diabolicus “o besouro indestrutível”+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica + Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago+ Cinema, sexo e a cidade+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Leia também  Agulhada da beleza: acupuntura é aposta para prevenir e tratar rugas e até para emagrecer