Como petisco, no sanduíche ou até mesmo acompanhando um docinho, quem não aprecia um bom queijo? Mas, devido ao seu maior teor de gordura, é muito comum ver pessoas com receio em consumi-lo

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira – material desenvolvido pelo Ministério da Saúde – , esses laticínios estão presentes na pirâmide alimentar e devem ser mantidos em uma dieta saudável. O ideal, porém, é apreciá-los de forma equilibrada, de acordo com o objetivo dietético. Algumas informações podem facilitar na escolha e quantidade recomendada

Delivery de queijos artesanaisOpções de queijos DivulgaçãoApulia queijos – Brasília(DF), 04/09/2015Eles podem, sim, ser consumidos na dieta Foto: Daniel Ferreira/MetrópolesQueijos Tarsitano – Sabor de origemMas é preciso fazer escolhas saudáveis Divulgação0Para aqueles que visam emagrecimento, queijos como minas frescal, cottage, ricota e creme de ricota são os tipos que contêm menos gordura. Desses, o cottage contém menos calorias e maior quantidade de proteínas por porção

Os queijos brancos também são ricos em cálcio, além de não terem corantes e aditivos químicos. Por isso, podem ser considerados mais saudáveis. A única restrição seria aos intolerantes à lactose, já que esse tipo apresenta um maior teor do açúcar presente no leite e derivados

Os queijos amarelos, por sua vez, têm mais gorduras. Os tipos muçarela, parmesão, provolone, camembert e brie apresentam pouco teor de lactose na composição. Todas essas opções podem ser apreciadas em qualquer dieta, mas cuidado para não abusar, uma vez que é alta a quantidade de sódio

Por fim, fuja ao máximo dos ultraprocessados, repletos de aditivos na composição, inclusive gordura vegetal

Ao ler a tabela nutricional, é comum encontrar substâncias como acidulantes, conservantes, espessantes e estabilizantes. Por isso, eles podem ser prejudiciais à saúde, considerando consumo em altas quantidades. Alguns exemplos desses queijos ultraprocessados são o catupiry, cheddar e Polenguinho. Essa modalidade, aliás, é considerada produto alimentício, e não alimento

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Uma dica básica é manter atenção para a tabela nutricional. Os queijos de verdade devem conter apenas leite, fermento e sal na composição. Aqueles com muitos ingredientes, que normalmente fogem do tradicional, costumam ser os vilões da saúde. Gosta de um requeijão, por exemplo? Qual tal fazer em casa? O mesmo vale para os outros tipos. Quanto mais artesanal, melhor

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

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