Dez atitudes que podem te ajudar a emagrecer

Olá! Cadastre-se ou faça login

Você está aqui: Home Notícias Papo de Especialista Dez atitudes que podem te ajudar a emagrecer

Postado em 14/10/2019 às 08:10 | Atualizado há 3 dias às 15:36

Emagrecer é uma tarefa que exige organização, disciplina e estratégia. Algumas dietas não funcionam por erros cometidos sem perceber, mas que são fáceis de corrigir.

Quem deseja emagrecer geralmente conhece uma variedade de dietas e truques “milagrosos”, mas que muitas vezes são mitos ou receitas que colocam a saúde em risco.

Para emagrecer de vez é importante fazer uma reeducação alimentar e reprogramar a mente. Não basta seguir uma dieta por um período e depois voltar aos velhos hábitos.

Nossas escolhas se tornam um padrão com o tempo. Se você criou um comportamento de comer em excesso ou comer alimentos que não são saudáveis, isso vai te acompanhar por anos.

Passar mais de três horas sem comer pode diminuir os níveis de glicose no sangue, o que aumenta a fome e pode ocasionar “escorregadas” com alimentos muito calóricos.

Dormir mais de 8h por noite diminui o metabolismo e afeta a grelina, conhecido como o “hormônio da fome”, e o cortisol, popular “hormônio do estresse”. Isso faz com que o corpo tenha mais dificuldade para eliminar gordura acumulada. O ideal é dormir de 7h à 8h por noite. Dormir pouco altera o metabolismo e provoca fome.

Os refrigerantes diet são indicados para diabéticos e não para dietas de emagrecimento. Eles não têm nutrientes e possuem adoçantes artificiais que dificultam a perda de peso.

Uma boa estratégia para se divertir com os amigos é andar de bicicleta, passear com os animais de estimação e caminhar, ao invés de ir a um bar ou restaurante.

Leia também  Kim Kardashian diz que não tirou costelas para emagrecer

Pessoas que comem muito rápido têm maior tendência a engordar. Isso acontece porque o cérebro demora 20 minutos para acusar que você já comeu o suficiente.

O café da manhã ajuda a manter os níveis hormonais e de açúcar no sangue. Isso pode ajudar a acelerar o metabolismo, queimando mais calorias.

Planeje-se com antecedência. Tenha sempre à mão frutas, mix de castanhas, iogurte, saladas, ovos cozidos, entre outros alimentos naturais, que vão te dar à saciedade necessária entre uma refeição e outra.

Esses alimentos são fontes de carboidratos complexos, vitaminas, fibras, proteínas e minerais. Quanto mais intensa a cor de um alimento, mais nutrientes ele oferece. Muitos alimentos naturais armazenam a maior parte de seus nutrientes nas cascas, evite desperdiçá-las.

A nutricionista, Nassara Radige Jorge (CRN 6377), é sócia-proprietária da clínica Pró-Saúde. Formada pela Universidade Paranaense de Paranavaí (Unipar) e pós-graduada em nutrição clínica e funcional.

Fonte: Nassara Jorge – Nutricionista