Quando pensamos em perder peso, ganhar massa magra, principalmente para que possamos chegar bem e saudáveis na velhice e agora, para manter uma saúde equilibrada, precisamos de proteína. E isso já está claro, pois além de participarem de muitas funções do sistema de defesa e do sistema nervoso, elas participam de todas as estruturas do corpo, principalmente na construção de músculos.

O que a maioria das pessoas não sabem é que o armazenamento de proteína no corpo é diferente do armazenamento de gorduras e carboidratos; que vão se acumulando para serem usados conforme a necessidade do corpo.

Além disso, elas demoram mais tempo para serem digeridas e por isso provoca o aumento da saciedade, trazendo benefícios para o controle do peso e para a qualidade de vida de pessoas de diferentes faixas etárias. E também por este mesmo motivo o ideal é que elas sejam ingeridas em partes, frações, distribuídas ao longo do dia, e é sobre isso que vamos falar.

“Sabemos que o nosso corpo não consegue armazenar o excesso de proteínas a longo prazo. As proteínas vão sendo digeridas em aminoácidos que entram na corrente sanguínea. Por isso, o ideal é justamente o consumo de proteínas ao longo do dia, porém, é importante que esse consumo seja feito de forma fracionada, ou seja, em pequenas porções, alcançando assim um maior aproveitamento nutritivo” – Explica a Dra. Bruna Marisa, Médica, Membro da SBEM, Pós graduada em Medicina ortomolecular, Especialista em emagrecimento e com grande atuação na Medicina Esportiva.

É importante entender a importância da proteína fracionada, pois com essa prática, você estará ganhando massa magra e ao mesmo tempo perdendo peso de forma racional, além, é claro, de estar fazendo uma alimentação mais saudável.

Tenha em mente que cada um, segundo suas necessidades e objetivos, deve consumir de 1g à 4g de proteína (x) seu peso distribuídos entre 3 à 6 refeições por dia- explica a médica.

Abaixo, a Dra. Bruna Marisa deixa uma sugestão de um cardápio onde você pode administrar a sua alimentação em todas as horas do dia, com proteína fracionada.

Há muitas outras maneiras de você preparar a sua refeição, rica em proteína, para cada hora do seu dia. Vale a seguinte observação: o melhor horário para o consumo de proteínas é durante a Ceia.

Créditos:Dra. Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da SBEM, pós graduada em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atua. Autora do E-Book: Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

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