Baixe agora: 20 receitas saudáveis para emagrecer e aumentar a sua imunidade!

São muitos os nutricionistas que defendem que a sopa deve ser diariamente o primeiro prato servido a todas as refeições, já que não só é extremamente benéfico para a saúde como ajuda a emagrecer. Contudo e afinal, como é que comer sopa e de seguida um segundo prato acelera mais a perda de peso, comparativamente a ingerir apenas o prato principal?

Um estudo publicado na revista Appetite confirma que as pessoas que ingerem uma sopa de poucas calorias (entre 130 a 170 calorias) como primeiro prato, consumem cerca de 20% menos calorias na totalidade da refeição, relativamente a quem se cinge a um único prato.

E a razão é deveras simples, salienta a pesquisa: ao comer primeiro a sopa estará a encher o estômago com este líquido saudável, nutritivo e pobre em calorias, o que consequente reduz o apetite. 

Adicionalmente, e ao contrário do que se possa pensar, comer uma salada antes da refeição não tem o mesmo efeito que comer sopa. Como reporta o El Confidencial, outras investigações demonstraram que a sopa é muito melhor a promover a saciedade sem acrescentar nem uma ‘má’ caloria extra à refeição.

Os cientistas asseguram que apesar dos líquidos serem expelidos mais rapidamente do estômago do que os alimentos sólidos, estes fazem com que este órgão se expanda, o que por sua vez contribui para que a comida permaneça por mais tempo no estômago, aumentando assim a sensação prolongada de saciedade. 

Descarregue a aplicação e aceda a toda a informação do Notícias ao Minuto por smartphone ou tablet de uma forma mais cómoda, intuitiva e imediata.

Comentários