Chegou a hora de colocar todos os desejos da lista em ação: este ano de 2020, por ser regido pelo número 4, nos ajuda a buscar estabilidade e organização. E venho lembrar o quanto será importante manter o foco nas suas metas, já que este será o ano perfeito para começar as mudanças necessárias para sua vida: sugiro que neste momento você respire fundo três vezes e reflita rapidamente quais são elas.

Estou chamando a atenção a isto pois, como em todo verão, ouço reclamações de pessoas ao meu redor e mesmo das que nem conheço, sobre emagrecimento e forma física. Defino emagrecimento como um dos temas do verão: quando me pedem opinião, acabo frustrando a todos, pois sempre repito que não existem milagres e que você é o resultado de tudo aquilo que come, bebe, pensa e faz.

Portanto, acredite em mim e entenda que um corpo esbelto e saudável é fruto de uma rotina voltada para saúde e também da mudança de hábitos. Muitos dos corpos esbeltos construídos à base de drogas são um grande perigo para a saúde.

Aproveite a energia deste ano e se organize para ter saúde: liste tudo aquilo que precisa ser mudado ou iniciado e mãos à obra: não queira mais emagrecer, queira saúde. E se o seu caso não é emagrecimento, mas outro foco, como se livrar de uma doença ou mesmo ficar forte, coloque sempre a palavra saúde em primeiro lugar.

Primeiro passo: livre-se do estresse e deixe sua mente em paz. O estresse prejudica muito metas voltadas para saúde e bem-estar. Aproveite a energia do eclipse lunar para a cocriação de uma nova vida e deixe claro o que você realmente quer. A meditação pode ser uma grande aliada.

Segundo passo: não se esqueça do seu sono. Para emagrecer ou lutar contra alguma disfunção é necessário que seu corpo trabalhe no ritmo certo e é possível perceber como ele está apenas observando a qualidade do sono. Não tome remédios para dormir sem orientação médica: eles bagunçam nosso ciclo circadiano e alteram nosso sistema hormonal, e isso acaba virando uma bola de neve.

Terceiro passo: alimentação. Sempre digo que há quatro vilões brancos na mesa: o sal branco, o açúcar branco, a farinha branca e leites e derivados. Se você luta contra a balança, corte-os por pelo menos dois meses. E beba bastante água.

Último passo: movimento. Sugiro que pelo menos 30 minutos do seu dia sejam votados para atividade física. Exercícios diários fortalecem corpo, mente e espírito. Já ouviu “mens sana in corpore sano” do poeta romano Juvenal? Uma mente sã num corpo são. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.

Comentários