Sofre oscilações de peso constantes? Tem aquela sensação de barriga inchada? Quer perder peso, mas não consegue? O problema pode estar no cortisol. Uma realidade que afeta diversas pessoas, inclusive Cristina Ferreira que desabafou sobre, recentemente, sobre o assunto no seu blogue pessoal (ver aqui).

Mas o que é afinal o cortisol? Esta segunda-feira, 22 de julho, a endocrinologista, Eva Lau, esteve n’O Programa da Cristina e esclareceu as dúvidas mais frequentes em torno desta alteração hormonal, que está relacionada com os níveis de stress.

“O stress é toda a série de eventos que fazem com que haja uma perturbação do nosso equilíbrio, ou seja do equilíbrio do nosso organismo. O stress pode vir desde o simples toque do despertador, desde o trânsito”, começou por explicar.

“De uma forma fisiológica, o nosso organismo responde com alterações hormonais, nomeadamente com a produção de cortisol. O cortisol é uma hormona que é secretada a nível de umas glândulas que temos na zona da barriga, acima dos nossos rins – as suprarrenais – e portanto, aquilo que fazem é responder a uma situação de stress. Imagine que estamos a atravessar uma estrada e que de repente vem um carro a alta velocidade, há uma resposta para com que nós consigamos reagir”, acrescentou.

“Basicamente é como se fosse o maestro de um orquestra do nosso metabolismo. Regula tudo o que seja do o metabolismo dos hidratos de carbono, das gorduras… Tem uma papel fundamental no nosso organismo”, referiu.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias