O exercício é um remédio poderoso para a depressão

O exercício é um remédio poderoso para a depressão

Por Cara Murez

Uma nova revisão sugere que também pode fazer a diferença no transtorno depressivo maior.

Pesquisadores analisaram 15 estudos existentes com dados sobre exercício e depressão, encontrando uma associação entre atividade física e risco de depressão.

Não demorou muito.

A atividade física foi associada a benefícios significativos para a saúde mental, mesmo quando alguém não estava se exercitando tanto ou com a frequência recomendada pela saúde pública, de acordo com os pesquisadores, liderados por Soren Brage e James Woodcock, da Escola de Cambridge da Universidade de Cambridge.

Pessoas que fazem caminhadas rápidas por 2,5 horas por semana tiveram um risco menor de depressão do que aquelas que não se exercitam, segundo o estudo.

“Qualquer movimento, cada movimento, cada passo conta. Não precisa ser tanto quanto você precisa para a saúde física. Você pode ficar com metade disso, e isso é muito consistente com a literatura”, disse

Heisz é professor associado do Departamento de Cinesiologia da Universidade McMaster em Ontário, Canadá.

Os 15 estudos analisados \u200b\u200bpara este novo artigo incluíram mais de 191.000 participantes no total.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que acumularam metade da quantidade recomendada de atividade física tiveram um risco 18% menor de depressão em comparação com adultos sem atividade.

A depressão afeta cerca de 280 milhões de pessoas em todo o mundo e é a principal causa da carga de doenças relacionadas à saúde mental, observou o estudo.

Estimar a dose de exercício necessária pode ser um desafio, disseram os autores.

Muitas pessoas que têm depressão não são diagnosticadas, disse Heisz.

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As pessoas deveriam tentar se mexer um pouco todos os dias, sugeriu Heisz.

“É assim que precisamos ser simples, especialmente para pessoas que não estão se movendo, e reconhecer que existe essa barreira adicional de motivação para pessoas que sofrem de depressão”, disse ela.

“Acho que as evidências acumuladas são claras de que precisamos começar a conversar sobre os benefícios do exercício para esses indivíduos, seja por conta própria ou como uma terapia complementar à medicação”, disse Heisz.

Dr.

No tratamento da depressão, há um papel para o exercício, para a psicoterapia, para a retirada de drogas de abuso e para a adição de medicamentos especificamente direcionados para serem terapêuticos, disse Baum, que não teve nenhum papel neste estudo.

As razões pelas quais o exercício pode beneficiar a saúde mental são muitas, disse ela.

Pode melhorar a circulação no cérebro e ter um impacto na inflamação e na resposta imune do corpo.

Os autores deste novo estudo acumulam muitos dados para apoiar a relação entre atividade física e depressão, embora possa haver muitas variáveis, incluindo genética, disse Baum.

Em seu trabalho, Baum viu como o excesso de exercícios pode levar ao esgotamento em atletas ou ser um fator de transtorno alimentar, então ela ficou feliz em ver que o estudo também analisou em que ponto os benefícios do exercício podem se estabilizar.

“Eles pelo menos aludiram a essa relação inversa em um certo ponto de cruzamento, o que obviamente é difícil de quantificar”, disse Baum.

Embora muitos provedores sugiram a seus pacientes que eles se beneficiariam do exercício, é importante reforçar essa mensagem, disse Baum.

Continua

“Acho que em algum lugar nós, médicos, tendemos a cair tanto na medicina interna geral quanto na psiquiatria e provavelmente em todos os outros campos; podemos dizer aos nossos pacientes para fazer exercícios, mas você tem que continuar reforçando isso”, disse Baum.

Os resultados do estudo foram publicados on-line em 13 de abril no JAMA Psychiatry.

O Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA tem mais informações sobre depressão.

FONTES: Jennifer Heisz, PhD, professora associada e chefe de pesquisa do Canadá, Departamento de Cinesiologia, Universidade McMaster, Hamilton, Ontário, Canadá;

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