Se fizessem uma lista com as celebridades mais polémicas dos últimos anos, sem dúvida que a família Kardashian entraria no ranking. Depois do chupa-chupa que promete inibir a fome, as irmãs passaram a promover também o shake da marca Flat Tummy Co, que rapidamente se tornou viral no Instagram.

Publicações com os pacotes rosa e cinzentos da marca agora são omnipresentes nos perfis das redes sociais de gurus do fitness dos Estados Unidos. O famoso batido substitui uma refeição e promete desintoxicar, controlar a fome e ainda ajudar a perder as gordurinhas que teimam em permanecer na barriga — sem nenhum esforço físico.

A empresa Flat Tummy Tea foi fundada por um casal de australianos em 2013. Expandiu-se e passou a chamar-se Flat Tummy Co, com quase dois milhões de seguidores de seguidores no Instagram.

Bec e Tim Polmear creditam o sucesso da marca a uma estratégia de marketing voltada para as redes sociais. Os dois utilizaram um algoritmo para direcionar seus anúncios a mulheres na faixa dos 20 anos.

Apesar da popularidade, a Flat Tummy Co também enfrenta um movimento que defende que as mulheres não devem seguir um padrão de beleza nem serem obrigadas a passar fome para terem um corpo perfeito.

A apresentadora e atriz Jameela Jamil reagiu furiosamente sobre as publicações de Kim Kardashian incentivando o consumo dos produtos da marca e disse que ela era uma influência tóxica para as jovens.

No. Fuck off. No. You terrible and toxic influence on young girls. I admire their mother’s branding capabilities, she is an exploitative but innovative genius, however this family makes me feel actual despair over what women are reduced to. ☹️ pic.twitter.com/zDPN1T8sBM

Leia também  Covid-19: governo oficia estados sobre dados atualizados da vacinação

“Influência terrível e tóxica sobre as jovens. Eu admiro a capacidade de marketing da sua mãe, ela é um génio. No entanto, essa família deixa-me desesperada sobre aquilo a que as mulheres são reduzidas”, escreveu.

Noutro post, Jameela Jamil completou: “não tome supressores de apetite e coma o suficiente para alimentar o seu cérebro. Trabalhe duro, seja bem-sucedida e brinque com seus filhos. Divirta-se com seus amigos e tenha algo a dizer sobre sua vida quando ela chegar ao fim, além de ‘eu tive uma barriga lisa’”.

Em entrevista à revista “Cosmopolitan“, a médica Holly F. Lofton, diretora do Programa Médico de Gerenciamento de Peso da NYU Langone Health, disse que os batidos podem ser uma estratégia saudável de perda de peso. Contudo, recorda que o shake precisa de conter macronutrientes, calorias e vitaminas para que a pessoa não tenha deficiências nutricionais no fututo. Além disso, o acompanhamento médico é imperativo.

Já a nutricionista Keri Gans disse que, para a maioria das pessoas, esta tática não é eficiente a longo prazo. “Com a maioria das marcas de shakes, você provavelmente perderá peso rapidamente, mas assim que retomar a alimentação normal, certamente ganhará tudo de volta”, diz ela.

Isso acontece porque substituir as refeições por batidos ou smoothies não ensina ninguém a incorporar uma alimentação saudável à base de frutas, vegetais, gorduras saudáveis e proteínas magras no dia a dia. Como o hábito não é criado, manter a dieta depois deste período é um grande desafio.

Os especialistas também fazem um alerta em relação aos shakes da Flat Tummy Co. Este tipo de suplemento não é monitorizado pelo governo americano e, portanto, não há como saber se os ingredientes descritos na embalagem são mesmo os únicos encontrados no produto.

Leia também  Câmara aprova PL que cria incentivo para ampliar leitos de covid no SUS

De acordo com o rótulo, os pacotes do Shake It Baby contêm 20 gramas de proteínas vegetais, 50 frutas e vegetais e algo chamado de Super CitriMax — um ingrediente que a marca diz que torna a perda de peso três vezes mais eficaz do que fazer dieta e exercícios.

A Flat Tummy Co recomenda que uma ou duas refeições por dia sejam substituídas pelo shake que possui apenas 140 calorias e que deveriam ser trocados no máximo pelos snacks entre as refeições principais.

Além disso, um dos suplementos na lista de ingredientes é o óxido de magnésio, um poderoso laxante que vai fazer os utilizadores irem à casa de banho com muito mais frequência do que gostariam. A garcinia cambogia também faz parte da composição e estudos revelaram que provoca efeitos colaterais como diarreia, tonturas e dor de cabeça.

Apesar da falta de apoio científico, alguns usuários podem até perder peso e notar uma barriga temporariamente mais lisa, mas isso é devido ao ingrediente laxante ou ao défice calórico que estes shakes criam em vez de perder gordura, que é o objetivo da perda de peso, disse a médica e pesquisadora Holly Lofton.

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!