O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, em coletiva de imprensa virtual sobre o novo coronavírus – AFP

A nova variante do coronavírus encontrada no Reino Unido, que se espalha mais rapidamente, “não está fora de controle”, afirmou nesta segunda-feira (21) a Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu a aplicação das medidas de saúde que já demonstram sua eficácia.

“Tivemos uma R0 (taxa de reprodução do vírus, ndlr) muito superior a 1,5 em diferentes momentos da pandemia e conseguimos controlá-la. Portanto, essa situação não está, neste sentido, fora de controle”, declarou o responsável pelas situações de emergência de saúde da OMS, Michael Ryan, em coletiva de imprensa.

Suas declarações contradizem as do ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, que no domingo afirmou que “a nova cepa do coronavírus estava fora de controle”.

Em Genebra, Ryan estimou nesta segunda que “embora o vírus tenha se tornado um pouco mais eficiente em termos de propagação, ele pode ser detido”. “As medidas atuais são boas. Devemos continuar fazendo o que temos feito” até agora, disse o alto funcionário.

“Podemos ter que fazer isso com um pouco mais de intensidade e por um pouco mais de tempo para garantir que podemos controlar esse vírus”, acrescentou.

Muitos países do mundo fecharam suas fronteiras desde domingo para pessoas do Reino Unido e da África do Sul, onde uma variante do vírus também foi detectada, para evitar que ela se espalhe ainda mais.

A Suíça, por sua vez, impôs nesta segunda uma quarentena retroativa de dez dias às pessoas que chegaram ao país saindo desses dois locais desde 14 de dezembro.

Leia também  Emagrecer 48kg ou 9kg: qual é sinônimo de saúde? O número menor, na vida de atendente | eu atleta

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline+ Conheça o phloeodes diabolicus “o besouro indestrutível”+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa+ Xuxa coloca Mansão à venda por R$ 45 milhões em site no exterior, veja fotos+ FAB recebe quarto avião Embraer KC-390 Millennium+ 5 dicas para cuidar dos carros antigos+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica + Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago+ Cinema, sexo e a cidade+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

close

🤞 Não perca nada!

Assine nossa newsletter e receba novidades e ofertas exclusivas!

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

Conheça o Desafio 19 dias!