Estudos epidemiológicos mais recentes apontam que a cada três pessoas, duas estão acima do peso e precisam emagrecer. E a alimentação exerce um papel fundamental na saúde.

O que nunca faltou foram as receitas milagrosas com promessas de emagrecimento rápido e eficaz. Mas o que a ciência tem a nos dizer, com fontes e informações seguras, sobre as propostas de emagrecimento aliados à boa alimentação?

 

A médica especialista em emagrecimento Bruna Marisa afirma que para se alcançar um emagrecimento eficaz e duradouro, é preciso passar por três etapas fundamentais, que ela chama de Os 3 Pilares Sustentáveis para um Emagrecimento Duradouro:

Mudança de Comportamento
Plano Nutricional individualizado as necessidades- recomenda: Ela recomenda a Low Carb- com baixo déficit calórico com redução de carboidratos refinados
Aumento de gasto energético – atividades físicas

Dietas Low-carb, o Jejum Intermitente e a Dieta Cetogênica, são algumas das propostas conhecidas e noticiadas pela mídia. O problema é que muitas vezes não são apresentadas informações com base científica sobre estas práticas.

 

Jejum Intermitente  

Talvez seja a prática mais antiga, vinda dos tempos paleolíticos, onde comia-se um vez ao dia. Assim, o jejum intermitente, mesmo sendo chamado de dieta, é, na verdade, uma estratégia nutricional que se caracteriza por períodos alternados de jejum e alimentação.

 

Pontos Positivos: Longevidade, ajuda no emagrecimento, ajuda no tratamento e prevenção de doenças, melhora na função cerebral, promove a autofagia celular, aumenta a secreção de HGH, previne doenças neurodegenerativas e cardíacas e aumenta a sensibilidade à insulina.

 

Pontos Negativos: no início, pode provocar dores de cabeça, tontura, halitose entre outros. Por isso, a médica acha necessário uma preparação para iniciar o Jejum Intermitente. É necessário orientação e acompanhamento médico adequado.

 

Low-carb

Tendo como objetivo não gerar picos de insulina no organismo, a dieta de baixa ingestão de carboidratos, proporciona uma queima de gordura disponível no corpo, impedindo a produção de novas células de gordura.

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Pontos Positivos: Perda rápida de peso, restringindo o consumo de açúcar e alimentos processados. A pessoa não sentirá fome pois proteínas (carnes e ovos), oleaginosas e gorduras boas, podem ser consumidos sem restrições. Além disso, baixa os níveis de triglicérides, colesterol e açúcar no sangue.

 

Pontos Negativos: Pode haver reganho do peso que foi perdido; caso não haja as mudanças de hábitos por toda a vida; limita o consumo de frutas e verduras; pode causar dores de cabeça; constipação; falta de certas vitaminas, por isso deve ser feita também sob orientação médica.

 

Cetogênica

A dieta cetogênica, também conhecida como Keto, tem como objetivo, quase que zerar os níveis de insulina no sangue para que o corpo entre em cetose e recorra ao estoque de gordura do corpo, a fim de mantê-lo funcionando.

 

Pontos Positivos: perda rápida de peso em tempo reduzido; maior saciedade, melhora de sintomas do autismo, esquizofrenia, doenças crônicas, aumento dos níveis da atividade cerebral, utiliza as gorduras do corpo como fonte de energia para manter o organismo funcionando.

 

Pontos Negativos: prisão de ventre, restrição total de carboidratos. É de fato uma estratégia muito difícil de ser mantida e nem todos se adaptam. Muitas pessoas não têm indicação para uso. Só deve ser indicada em situações muito específicas e por um curto período de tempo.

 

“A melhor dieta é aquela em que você se adapta, acredita e está disposto a praticar como estilo de vida”. Manter um foco e manter-se motivado. Ter dedicação, persistência, autoconfiança e otimismo são fatores fundamentais para que qualquer projeto na vida seja bem sucedido. Ter um objetivo claro e não ter medo de fazer o que for preciso para chegar até ele” – aconselha a médica.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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