Especialistas garantem que basta subir três lances de escada por dia, com cerca de 20 degraus cada, para deixar para acabar com o sedentarismo e beneficiar da lista interminável de vantagens proporcionadas pela prática de atividade física.

Adicionalmente, gastará ainda bastante energia, já que subir um degrau consome cerca de 0,15 calorias, número que diminui para 0,05 quando desce. Agora faça as contas de quantas calorias por dia não está a queimar por optar pelo elevador ou pelas escadas rolantes.

No entanto, as opções de exercícios oferecidas pelas escadas vão muito além do sobe-e-desce convencional. Com imaginação, podem ser usadas para realizar séries inteiras e para estimular muitas variantes, como a coordenação motora, o trabalho cardiovascular e a tonificação da musculatura.

Em declarações à revista Terra o PT Diego Zanon, pós-graduado em fisiologia do exercício e eleito personal trainer do ano pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers, divulgou uma sugestão de treino para realizar durante uma semana.

“Se a ideia é perder peso e tornear o corpo, o tempo mínimo de treino deve ser de 30 minutos e o ideal é que seja feito diariamente, alternando o tipo de estímulo. Mas três vezes por semana já é uma boa quantidade”, diz Zanon.

– Suba todos os degraus com o pé direito, levando o esquerdo de seguida. Desça as escadas normalmente e repita o movimento dando início com o pé esquerdo.

Para desenvolver a coordenação motora e trabalhar os músculos, especialmente os estabilizadores do quadril e as partes interna e externa da coxa.

– Inicie o movimento no primeiro degrau, subindo com o pé direito, e passe para o próximo, iniciando com o esquerdo. Tente aumentar a velocidade à medida que sinta confiança nos movimentos.

Descarregue a aplicação e aceda a toda a informação do Notícias ao Minuto por smartphone ou tablet de uma forma mais cómoda, intuitiva e imediata.

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias