O primeiro passo para emagrecer rápido e de modo eficaz é realizar uma mudança nos hábitos. Antes de reeducar a alimentação e investir em dietas, é preciso saber quais produtos são os mais indicados para alcançar esse objetivo.

Para te ajudar, o Delas conversou com a nutricionista Gabriela Cilla, da clínica NutriCilla, e ela esclareceu que não há alimento responsável por proporcionar que a pessoa consiga emagrecer rápido , entretanto, muitos produtos, ao serem incluídos no cardápio, podem colaborar com a perda de peso gradualmente, em especial unidos a outros fatores, como a atividade física.

“O que podemos retratar são alimentos termogênicos , ou seja, eles aumentam o calor do corpo, favorecendo o aumento da queima de calorias/gasto calórico”, diz Gabriela.

A nutricionista cita cinco bebidas e alimentos desse grupo e que ajudam a emagrecer por serem considerados funcionais, ou seja, melhorar a detoxificação hepática – uma “limpeza interna” do organismo, a retenção de líquidos e aumentar o gasto calórico.

A especiaria, de acordo com Gabriela Cilla, pode ser consumida em pó ou in natura, além de integrar até sucos naturais. A especialista conta que uma colher de sopa por dia já é ideal para favorecer o efeito termogênico.

Não é de hoje que a cafeína é apontada como um dos aliados do emagrecimento . A nutricionista recomenda consumir a bebida pela manhã ou associá-la à atividade física, uma vez que colabora com a potencialização da queima de calorias e melhora o gasto energético. Gabriela indica 300 ml de café por dia para ter eficácia na perda de peso e ação antioxidante.

O chá verde, tal como o gengibre, pode ser consumido em pó ou in natura. De acordo com Gabriela, ao colocar 300 ml do chá no cardápio diário, ele ajuda a proporcionar saciedade e diminuir a fome, além de atuar como antioxidante. Fatores como esses o faz integrar a relação de alimentos que ajudam a emagrecer.

Leia também: Café x chá verde: qual a melhor opção para “acordar” e até para emagrecer?

O alimento pode incrementar sucos e diversas receitas. Ele colabora com a regularização da flora intestinal e, consequentemente, a sensação de “esvaziamento” se torna melhor e mais potente, como explica a nutricionista. Ela aconselha colocar uma colher de sopa da biomassa de banana em sucos ou molhos e caldos durante o dia.

Gabriela destaca que a linhaça tem ação antioxidante e é rica em ômega 3, “gordura boa” que reduz a inflamação no organismo e ajuda a controlar o colesterol. “Se melhoramos o poder de detoxificação, automaticamente melhoramos e aceleramos o processo de emagrecimento”, afirma a nutricionista, que recomenta duas colheres de sopa desses alimentos diariamente.

A especialista também pontuou os alimentos que prejudicam o emagrecimento, como os produtos industrializados que, segundo ela, “sujam” o organismo com a quantidade de conservantes.

“Todos os alimentos com alto teor de conservantes impedem nosso processo de filtragem hepática e acabam liberando fatores inflamatórios, que são responsáveis pelo ganho de peso e gordura corporal”, explica Gabriela Cilla.

Outros alimentos a entrar na lista são os que possuem alto teor de gordura saturada ou trans, como é o caso das bolachas recheadas, dos chocolates, das massas e dos biscoitos em geral.

Gabriela reforça a necessidade de ter uma dieta balanceada para perder peso de maneira saudável. “O caminho para a perda de peso e melhora da saúde condiz 70% com a alimentação. Se esse trajeto está sendo burlado com uso indevido dos alimentos ou até mesmo mecanismos como remédios e suplementos, não terão o mesmo efeito”, esclarece ela.

“Uma pessoa que se alimenta bem, consecutivamente terá saúde para perda de peso, pois o sistema bioquímico estará em harmonia”, acrescenta.

Além disso, a nutricionista diz que a “atividade física, alimentação saudável, ingestão adequada de água e sono” são os pilares para emagrecer rápido . “A junção dos fatores auxilia e acelera esse processo”, finaliza Gabriela Cilla.

Falta de ar, coração acelerado, inquietação e irritabilidade são alguns sintomas da ansiedade, doença que afeta 18,6 milhões de brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). O que nem todos sabem é que o transtorno não é exclusivo aos adultos. Na verdade, os primeiros sinais podem aparecer logo na primeira infância.

“A ansiedade é um estado de humor desagradável que extrapola a normalidade, ou seja, com grande apreensão em relação ao futuro (geralmente próximo)  e intensa preocupação”, explica Fabíola Toffoli, pediatra e parceira da Weleda.

Identifica alguma dessas características em seu filho? Se sim, é hora de ligar o sinal de alerta e buscar ajuda. Quanto mais cedo a ansiedade infantil for diagnosticada, mais rápido são os resultados do tratamento.

Os fatores que podem desencadear a ansiedade infantil são diversos. De acordo com a pediatra, vão desde os mais graves e conhecidos, como a perda de um ente querido ou sofrer bullying e violência física, até fatores aparentemente menos danosos, como a superproteção dos pais que, ao demonstrarem medo com relação a tudo que a criança passa, geram uma sensação constante de risco e de insegurança.

Segundo a pediatra, essas manifestações geralmente são relacionadas a algum fator de medo, por exemplo: antes de provas, apresentação de trabalhos escolares, competições, viagens, mudanças de escola, etc.

“Como mecanismos de defesa, as crianças podem evoluir com isolamento e retração social, interferindo em sua vida cotidiana. Muitas vezes, com queda do rendimento escolar, distúrbios alimentares, dificuldade de se relacionar, distúrbios do sono e até depressão”, acrescenta.

Fabíola também fala que a ansiedade gera insegurança, dores físicas e agitação quando a criança está diante de uma situação “gatilho”. Assim, elas passam a evitar determinadas situações e se comportam de forma diferente do habitual. Por isso, é importante sempre observar de que forma seu filho reage aos acontecimentos.

O primeiro passo ao perceber sintomas de ansiedade na criança é tranquilizá-la e buscar ajuda profissional. Fabíola sugere recorrer ao pediatra que já conhece o histórico do seu filho para verificar se há algum fator físico ou metabólico associado e encaminhar para o tratamento mais adequado.

A profissional explica que diagnóstico de um quadro de ansiedade é complexo e passa, necessariamente, por uma investigação minuciosa que vai considerar fatores familiares, possíveis medicações que a criança usa, sintomas relatados e fatores ambientais, como escola, dinâmica familiar, amizades e traumas vividos.

A criança começa a ser tratada assim que o diagnóstico é feito. “A base do tratamento é a psicoterapia sendo a terapia comportamental a mais utilizada em pediatria”, explica Fabíola.

Além da psicoterapia voltada para a criança, existem terapias integrativas como técnicas de relaxamento e de respiração, musicoterapia, meditação, leituras, massagens, nutrição, gestão de estresse, cromoterapia e aromaterapia.

“Nos casos mais intensos, em que somente a psicoterapia não está apresentando a melhora esperada, será necessário o uso de medicações, inicialmente naturais (medicamentos antroposóficos e fitoterápicos) e, se necessário, associar alopáticos (ansiolíticos, antidepressivos)”, diz a pediatra. Nesse caso, o acompanhamento será feito por um médico psiquiatra infantil.

O apoio dos pais é imprescindível para o sucesso do tratamento da ansiedade infantil . Eles precisam ter a consciência para lidar adequadamente com a situação, transmitindo carinho e segurança ao filho. Fabíola diz que é preciso paciência e compreensão, já que a ansiedade infantil é causadora de sofrimento.

Para isso, busque sempre manter o diálogo aberto com a criança para que ela se sinta confortável para contar o que está sentindo. Nesse momento, não menospreze os sentimentos dela. “Lembre que é incontrolável e ela não tem a maturidade suficiente para entender o que se passa”, alerta.

Ensine a criança a aproveitar o presente e desacelere a correria do dia a dia para ser mais presente na vida do seu filho. A pediatra explica que mostrar a ação do tempo também é importante. Vale fazer um calendário para que a criança entenda a passagem dos dias.

Fabíola também fala para mostrar ao filho que as responsabilidades dos pais são cumpridas, demonstrar que nem sempre é possível ganhar e que perder faz parte da vida, além de focar nas soluções dos problemas e medos, tentando substituir o “esse acontecer tal coisa” por “o que posso fazer”.

Momentos em família também são fundamentais para casos de ansiedade infantil . Faça jogos envolvendo todos da casa, escutem música e usem técnicas de respiração em momentos mais ansiosos.

Você pode contar com mais coragem, garra e confiança para agir. A Lua segue em seu signo, enquanto Marte se combina com Plutão: período bom para planejamentos estratégicos e cuidados com a saúde. Mas não deixe que o orgulho ou o excesso de confiança o prejudiquem. Ao mesmo tempo, a Lua desafia Plutão: é melhor evitar discussões, julgamentos, situações arriscadas, disputas de poder e competitividades desnecessárias. Procure relevar, o clima melhora e as emoções se estabilizam no fim da tarde em diante.

O clima fica mais dinâmico e acelerado. Porém, evite imediatismos e atitudes impulsivas. Sol e Marte continuam em Virgem, lembrando que a dedicação, o empenho, o profissionalismo e a perseverança garantem o sucesso. Faça sua parte e dê tempo ao tempo. Procure priorizar a simplicidade, o aperfeiçoamento de técnicas, o capricho e a organização da rotina. Vale também cultivar diplomacia e prudência. Para ajudar, Vênus segue junto com Mercúrio, favorecendo as atividades artísticas e as conversas amenas.

Você pode expandir sua rede de contatos e falar com quem for preciso. Mercúrio e Vênus continuam juntos, favorecendo conversas prazerosas e expressões artísticas. A palavra é sua aliada para atrair oportunidades. Aproveite para informar-se melhor, alinhar interesses, promover divulgações e negociações. Evite posturas rígidas, procure abrir espaço para a criatividade, a independência, a autonomia e a flexibilidade. Aproveite também para investir na qualidade e no aprimoramento do seu trabalho, já que o Sol continua em Virgem.

Período bom para autonomia, iniciativa e impulso. A Lua segue no ativo e acelerado Áries, vale investir no movimento e nas atividades físicas. Porém, evite confrontos e disputas. As reações tendem a ser passionais ou desproporcionar. Evite locais tumultuados e situações arriscadas também. Quanto mais paz e tranquilidade, melhor. Aproveite para libertar-se de padrões que o prendem, que impedem seu desenvolvimento e a busca de novas experiências. Já no fim da tarde, vale abrir espaço para as coisas boas e prazerosas da vida.

É tempo de autoconfiança. Sol e Marte se combinam com Plutão, indicando mais força, garra e poder transformador. Com a Lua em Áries, faça o que for preciso para adiantar seu trabalho, procure colocar-se em movimento. Mas é preciso conter a ansiedade e a pressa, aguardar o tempo certo das coisas. Aproveite também para investir nas atividades ligadas à comunicação e no diálogo. Assim pode harmonizar seus relacionamentos, as decisões se tornam mais equilibradas e ponderadas.

Vale programar reuniões, passeios e encontros, colocar-se em movimento com atividades físicas para descarregar e transmutar energias. Sol e Marte seguem em seu signo e combinam forças com Plutão, favorecendo a restauração das energias e os processos de cura. Você se sente mais poderoso, com a confiança de que pode ir além. Além disso, a Lua segue em Áries para favorecer iniciativas em geral. Apenas cuide para não exagerar na dose e bater de frente com as pessoas. Diplomacia e gentileza são fundamentais.

Você segue na fase de finalizações, ideal para ativar sua imaginação e inspiração. Não é hora de investimentos arriscados, evite também acumular compromissos. Procure concluir os assuntos possíveis sem pressa. Conversas agradáveis e prazerosas ficam favorecidas por Mercúrio e Vênus, que caminham juntos em seu signo. Na programação do período não pode faltar música, magia, cor, cinema, sonho e fantasia. Fica mais fácil cultivar cordialidade, charme e sedução para harmonizar suas relações.

Está mais fácil agir com determinação. Está mais fácil também cultivar clareza de metas, pensar a médio e longo prazo para traçar estratégias. Sol e Marte se combinam com Plutão, garantido energia para conquistas. Porém, cuidado para não exagerar na dose da ambição. Ao mesmo tempo a Lua se desentende com Plutão, pedindo cuidado com reações passionais, confrontos e disputas de poder. Posturas possessivas e dominadoras ficam mais evidentes. Respire fundo para relaxar a mente e exercite o autocontrole.

Quanto mais clareza, empenho e atenção, melhor. Cuidado com o imediatismo, com as reclamações, com palavras ditas impensadamente. O nível de intolerância está mais alto com a tensão entre Lua e Plutão, procure descontrair o ambiente com sua leveza e seu bom humor. Para que haja crescimento e expansão, deve haver mais empenho, realismo e praticidade. Ainda bem que Mercúrio e Vênus caminham juntos para ajudar. Diálogo, ponderação, equilíbrio e gentileza são suas aliadas. As habilidades sociais podem abrir portas e atrair oportunidades.

Você pode investir em suas metas com mais garra, empenho e coragem. As iniciativas podem ser avaliadas com discernimento, pesquisa, estudo e preparação. Sol e Marte se combinam para ajudá-lo a avançar com uma visão mais intuitiva, profunda e estratégica. Evite confrontos, agitação e correria, é tempo de aprimorar tudo o que for possível. Siga mais confiante, energizado e também mais comunicativo. Lembre-se: Você também merece pausas para mimar-se e fazer algo do seu agrado.

A autonomia ganha destaque com a Lua minguante em Áries. Dá mais certo agir com espontaneidade. Soluções rápidas e criativas o ajudam a superar os problemas mais urgentes e a solucionar o que vem se arrastando. Mas não se esqueça da cordialidade. A comunicação e as negociações ficam favorecidas pelo encontro de Mercúrio e Vênus. você pode investir em seu potencial de comunicação e sedução. A dica é usar a palavra com gentileza e consciência, para aprofundar os relacionamentos e conquistar.

O Sol continua Virgem, signo oposto ao seu, pedindo que exercite suas habilidades sociais. A Lua segue em Áries, favorecendo a disposição para iniciativas gerais. Dialogue. É importante refletir sobre os valores, o amor e sua forma de se relacionar. Vale lembrar que parceria é compromisso de crescimento mútuo, cumplicidade de compartilhar aprendizados, com o devido respeito à individualidade. Quando nos comportamos como se quiséssemos controlar ou dominar o outro, deixamos de nos relacionar de forma saudável.

Os prefeitos de Mato Grosso vão a Brasília na terça-feira (17) para participar da mobilização nacional pelas pautas municipalistas na…

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A audiência pública para tratar de assuntos agrários, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT),…

Assessoria | PJC/MPE A Polícia Judiciária Civil e o Ministério Público Estadual deflagraram na manhã desta segunda-feira (16.09) a sexta fase da operação…

A Polícia Judiciária Civil e o Ministério Público Estadual deflagraram na manhã desta segunda-feira (16.09) a sexta fase da operação Polygonum,…

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza nesta segunda e terça-feira (16 e 17.09) o segundo workshop do PlanificaSUS, no âmbito do…

Um frango do goleiro Cássio não permitiu que  Corinthians encostasse nos líderes do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo, resultando na derrota para…

Nesta segunda-feira (16) vai ao ar mais um capítulo de “Bom Sucesso”, novela da  Globo escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm.  …

Comentários

Você não precisa sofrer pra fazer dieta.

entre para o Desafio 19 dias