A Samsung apresentou na CES 2020 um kit óculos de realidade aumentada (AR) que funciona como um personal trainer virtual. O equipamento projeta um ambiente 3D imersivo com ajuda de inteligência artificial e trabalha em conjunto com o exoesqueleto robótico GEMS, sigla para Gait Enhancing & Motivating System (Sistema de Melhoria e Motivação de Andada). Ele se encaixa no corpo do usuário para monitorar as atividades físicas.

O conjunto é tratado como uma evolução das pulseiras, relógios e outros gadgets voltados para a área fitness. Com mais sensores e conectado a uma área maior do corpo, o esqueleto artificial monitora os movimentos com mais precisão e influencia ritmo e intensidade do exercício ao simular caminhadas dentro d’água, escaladas em montanhas e outras atividades ao ar livre sem precisar sair de casa.

O usuário visualiza um treinador virtual nos óculos que motiva e dá instruções para executar os exercícios. O sistema inteligente analisa e consolida os dados após a atividade e mostra em um aplicativo no celular recomendações para ajuste de postura e outras dicas para melhorar o resultado dos treinos.

Os aparelhos precisam estar conectados a um smartphone Galaxy para funcionar. Na demonstração, os dispositivos aparecem ligados ao telefone por meio de cabo. A Samsung não esclareceu se a comunicação entre aparelhos poderá ser feita sem fios, caso do Bluetooth.

Comentários