Saúde confirma 2º caso de reinfecção por covid-19 no País, em Fernandópolis (SP)

O Ministério da Saúde confirmou ontem (18) o segundo caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil. O caso é de uma paciente de 41 anos de idade, residente no município de Fernandópolis, no Estado de São Paulo. A Pasta foi notificada pelo ocorrido na quinta-feira (17) pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). Uma dia antes, São Paulo havia confirmado o primeiro caso dentro do Estado.

A mulher teve o primeiro resultado da doença em junho, mas se curou. No entanto, 145 dias depois teve novo resultado positivo confirmado.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois casos confirmados de reinfecção da covid-19 foram investigados conforme os “critérios estabelecidos” para a confirmação da doença, que consideram dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

O primeiro caso de reinfecção por coronavírus foi confirmado na última semana pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma médica de 37 anos de Natal, no Rio Grande do Norte, que teve dois diagnósticos positivos para covid-19 em um intervalo de quase quatro meses.

Além do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Ministério conta com mais dois laboratórios de referência para vírus respiratórios no Brasil – Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

A Pasta alerta que os casos reforçam a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. “O governo federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, afirma a nota.

Leia também  Mayra Cardi coloca filho gordinho para treinar e garoto de 18 anos surge irreconhecível; veja

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline+ Conheça o phloeodes diabolicus “o besouro indestrutível”+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa+ 17 sinais de que você está em um casamento ou relação infeliz+ Diga adeus a essas 6 tendências de decoração que devem ir embora junto com 2020+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica + Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago+ Cinema, sexo e a cidade+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel