Um trabalho de mais de 20 anos, por onde já passaram milhares de jovens que se profissionalizaram na música, ao som de grandes nomes do samba e do choro — como Cartola e Pixinguinha — mas que está ameaçado. Desde outubro do ano passado, quando perdeu o patrocínio, a Associação do Movimento dos Compositores (AMC) da Baixada Fluminense, em São João de Meriti, tenta se manter com recursos próprios e ajuda de parceiros, como o grupo Amigos da AMC, que fazem doações mensais à escola.

Mas a partir do próximo dia 13, estreia um projeto que pretende difundir mais a cultura e a atuação da AMC. É o “AMC no choro e no samba’’, onde o Grupo Sala e Quintal da AMC vai dividir, todo mês, o palco com artistas consagrados, no Teatro Solar de Botafogo. O Grupo Sala e Quintal da AMC é composto por professores da escola de música que começaram como alunos, como é o caso de Samara Líbano, de 31 anos, que toca violão de sete cordas.

— Entrei aos 12 na escola. Para mim, foi um projeto transformador, num lugar que tem carência de tudo. Depois, virei professora, toquei alguns anos com Nei Lopes e continuo me apresentando — conta Samara, que voltará a tocar, dia 13, com o mestre, o primeiro artista convidado a participar do projeto.

O projeto AMC no Choro e no Samba terá cinco apresentações mensais. Nei Lopes é o primeiro artista convidado, dia 13. Em seguida, dia 10 de janeiro, será Nilze Carvalho. Dia 7 de fevereiro, quem divide o palco com o Grupo Sala e Quintal da AMC será Daniela Spielmann. Dia 14 de março, Dorina se apresenta com o grupo. Encerrando o projeto, dia 11 de abril, Marcos Sacramento canta com o grupo. Os shows serão sempre às 20h..

O projeto tem patrocínio da Petrobras e será realizado no Solar de Botafogo, que fica na Rua General Polidoro 180, Botafogo. A entrada custa R$ 20 (inteira). Quem quiser ser um Amigo da AMC e ajudar a escola de música com doações pode entrar no site //www.escolamc.com.br. Telefone: 2752-8876. A AMC fica na Rua Duque de Caxias 536, Vilar dos Teles, em São João de Meriti. Ela fica próxima ao Hospital Infantil João XXIII.