Encontrados poços lunares com a temperatura ideal para os humanos

Encontrados poços lunares com a temperatura ideal para os humanos

Cientistas da NASA descobriram que áreas sombreadas de poços na Lua têm temperaturas adequadas para os seres humanos viverem. Na região, os termómetros marcariam em torno de 17° Celsius, o que pode facilitar a exploração humana no satélite.

A novidade foi divulgada num estudo publicado recentemente na Geophysical Research Letters. Segundo a pesquisa – na qual recorreram à sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) -, os poços lunares são bem mais amenos do que a superfície do satélite, que regista temperaturas diurnas muito quentes.

Desde que foram descobertos pela primeira vez, em 2009, os poços intrigam a comunidade científica, que se pergunta se as zonas poderiam ser exploradas ou usadas como abrigos para astronautas. Acredita-se que esses locais também poderiam oferecer proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.

De modo parecido com a Lua, os tubos de lava na Terra se formam quando a lava derretida flui sob um campo de magma arrefecido ou quando uma crosta se cria por cima de um rio de lava. Se o teto de um desses tubos desmorona, abre-se um poço que pode levar o resto do tubo à forma de caverna.

Na Lua, a equipa focou a investigação numa caverna de 100 metros de profundidade localizada no Mar da Tranquilidade. Horvath e os colegas usaram modelos computacionais para analisar as propriedades térmicas da rocha e poeira lunar, registando as temperaturas do poço ao longo do tempo.

Confira a publicação original

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.