O chá mate é uma bebida feita a partir das folhas e dos talos de uma planta medicinal chamada erva-mate, de nome científico Ilex paraguariensis. É muito consumido na Região Sul do país, na forma de chimarrão ou de tereré. Os benefícios para a saúde estão relacionados aos seus constituintes, como cafeína, minerais e vitaminas, que possuem propriedades antioxidantes e diuréticas. O mate funciona como laxante suave e é um bom estimulante cerebral.

O alto teor de cafeína do chá mate diminui os sintomas de depressão e de cansaço, deixando a pessoa mais alerta e disposta para as atividades diárias. A planta tem ação termogênica, que ajuda no processo de emagrecimento e redução da gordura corporal. O chá atua melhorando ainda a resposta sinalizadora da saciedade, porque retarda o tempo de esvaziamento gástrico e diminui a formação de gordura visceral.

Tomar diariamente um litro de chá mate ajuda no processo de emagrecimento, pois ele contribui para o funcionamento do organismo, desintoxica e favorece a queima de gordura corporal. É muito eficaz como um complemento para quem está seguindo dieta e praticando atividades físicas de maneira regular.

As bebidas são ótimas opções para complementar uma dieta equilibrada: além de trazer benefícios à saúde, podem potencializar a perda de peso

Como fazerPara preparar o chá mate, deve-se adicionar 1 colher de chá da erva ou 1 saquinho de chá, em uma xícara de aproximadamente 180 ml e adicionar a água em ponto de fervura. Espere amornar, coe e beba a seguir. Se utilizado para emagrecer, deve-se dar preferência para adoçar com aspartame, como o Stevia. É possível também acrescentar algumas gotinhas de limão.

ContraindicaçõesPessoas com hipertensão arterial descontrolada, com insônia e/ou nervosismo devem evitar a bebida. Por conter altas doses de cafeína, indivíduos que têm dificuldade para dormir não devem consumir o chá mate após as 18h.

Filho do presidente chamou o petista Reimont de “cabeça de balão” e disse que vereador do PSol tinha que ir pra Venezuela “fazer um regime”