O novo filme estrelado pelo ator Wagner Moura vai contar a história de Sergio Vieira de Mello, que ocupou o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e teve uma carreira dedicada a apoiar a reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas. O trailer da produção foi divulgado pela produtora Netflix nesta quarta-feira (15).

Chegou à ONU em 1969, e passou a atuar em diversas missões humanitárias e de paz em países como Bangladesh, Sudão, Chipe e Moçambique. Como negociador, foi enviado ao Camboja, Líbano, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Timor-Leste etc.

Próximo ao então secretário-geral da ONU em 2003, Kofi Anan, Mello foi enviado pelo mandatário da entidade ao Iraque em 2003 como seu representante. O país vivia um conflito em meio a “Guerra ao Terror”, travada pelos Estados Unidos após os atentados de “Onze de Setembro”.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil criou a Medalha Sergio Vieira de Mello em homenagem aos trabalhadores humanitários que dedicam suas vidas a pessoas em necessidade. A outorga se realiza durante as celebrações do Dia Mundial do Trabalhador Humanitário, em 19 de agosto de cada ano.

Segundo o ministério, ela “homenageia o legado desse ilustre brasileiro na promoção da paz sustentável, da segurança internacional e de melhores condições de vida de indivíduos em situações de conflito armado, desafios aos quais Sergio Vieira de Mello dedicou sua vida e carreira, a serviço das Nações Unidas”.

Facebook Comments